%20-%20Copia%20-%20Copia%20(2).png)
Dicas de Estudo
Está página do nosso blog é para discutirmos rapidamente situações que você vai se deparar ao navegar pelas resoluções e pela minha maneira de resolver, além de dicas valiosas de estudo logo abaixo.
Você vai perceber que eu encorajo os alunos a não saírem fazendo sem pensar toda e qualquer conta que eles veem pela frente. Não é porque estamos estudando exatas que você deve fazer todas as contas. Muito pelo contrário! Quando deixamos de fazer contas em certos momentos, é muito grande a chance de resolver o exercício de uma maneira mais rápida e fácil. A simplificação de frações é fácil e uma grande aliada nossa, além de outras dicas que pretendo postar por aqui.
Na hora de resolver um exercício, sempre anote no canto esquerdo de sua folha os dados do enunciado para que nenhum deles fique de fora. Em Física, principalmente, uma palavra pode te dar um número para ser usado na fórmula, então fique atento! Um exemplo disso é a palavra repouso. Se um objeto está em repouso, então sabemos que, na maioria das vezes, sua velocidade inicial vale zero (Vo = 0) (claro que tem a ver com o referencial mas são poucos os exercícios onde ele faz diferença).
Faça sempre um desenho que represente a situação descrita. Se já há um desenho no enunciado, faça outro maior ainda para poder escrever os dados e enxergar. Ter um esquema onde a situação esteja representada ajuda muito a raciocinar e iniciar o raciocínio. Só o fato de você estar fazendo seu próprio esquema que representa o exercício já é uma ótimo maneira de começar uma questão.
As contas e quais fórmulas usar são importantes mas nunca comece um exercício se preocupando com isso logo de cara. Preocupe-se em entender o que se pede, a enxergar um caminho ou possível caminho pra começar a resolver. Leia o exercício duas ou três vezes (ou o tanto que precisar) pois cada vez você vai estar mais próximo de entender e compreender.
Bons Estudos!
